Dar e Receber Consolação

Quinta-feira 09 de fevereiro de 2012

Dar e Receber Consolação

Consolação é uma palavra bonita. Ela significa "ser, estar" (con-) "com o solitário" (solus). Oferecer consolo é uma das maneiras mais importantes de cuidar. A vida é tão cheia de dor, tristeza e solidão que muitas vezes me pergunto o que podemos fazer para aliviar o imenso sofrimento que vemos. 

Podemos e devemos oferecer consolo. Podemos e devemos consolar a mãe que perdeu seu filho, o jovem com AIDS, a família cuja casa foi incendiada, o soldado que foi ferido, o adolescente que pensa em suicídio, o velho que se pergunta por que ele deve permanecer vivo.

Consolar não significa tirar a dor, mas sim estar lá e dizer: "Você não está sozinho, eu estou com você. Juntos, podemos carregar o fardo. Não tenha medo. Eu estou aqui." Isso é um consolo. Todos nós precisamos dá-lo, bem como recebê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário