Quem é meu próximo?

20 de julho

Quem é meu próximo?

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo" diz o Evangelho (Mateus 22:38). Mas quem é o meu próximo? Nós respondemos a essa pergunta dizendo: "Meus próximos são todas as pessoas com as quais estou vivendo nesta terra, especialmente os doentes, os famintos, moribundos, e todos os que estão em necessidade".

Mas não é isso que Jesus diz. Quando Jesus conta a história do bom samaritano (cf. Lc 10:29-37) para responder à pergunta "Quem é o meu próximo?" ele termina a perguntando: "Qual ... você acha, provou ser o próximo do homem que caiu nas mãos dos bandidos?" O próximo, Jesus deixa claro, não é o pobre homem deitado ao lado da estrada, despido, espancado e quase morto, mas é o samaritano que passou na estrada, "enfaixou suas feridas, derramando azeite e vinho sobre elas, .. . levantou-o em sua própria montaria e levou-o para uma hospedaria e cuidou dele". Meu próximo é aquele que passa na estrada por mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário