De Culpar para Perdoar

Domingo 08 de abril de 2012

De Culpar para Perdoar

Nosso sofrimento mais doloroso, muitas vezes vem daqueles que nos amam e daqueles a quem amamos. As relações entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos e irmãs, professores e estudantes, párocos e paroquianos - estas são onde nossas feridas mais profundas ocorrem. Mesmo no final da vida, sim, mesmo depois de aqueles que nos feriram já tenham falececido há muito tempo, podemos ainda precisar de ajuda para resolver o que aconteceu nesses relacionamentos.

A grande tentação é continuar culpando os que estavam mais próximos de nós por nossa condição atual, dizendo: "Você me fez quem eu sou agora, e eu odeio quem eu sou". O grande desafio é reconhecer nossas feridas e afirmar nosso verdadeiro "eu" como sendo mais do que o resultado do que os outros fazem para nós. Somente quando podemos afirmar nosso "eu" feito por Deus como a verdadeira fonte do nosso ser, seremos livres para perdoar aqueles que nos feriram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário